top of page

CHEGA DE ESCULACHO: QUEREMOS DIGNIDADE E SEGURANÇA PARA ESTUDAR


A realidade da educação do estado do Rio de Janeiro está longe do ideal. Em pleno 2025, nós, estudantes, temos que conviver com salas superlotadas, estruturas precárias, banheiros sem papel higiênico ou sabonete, merenda insuficiente e, em muitos casos, a presença constante da violência nos arredores — ou até dentro — das escolas. A situação não é nova, mas segue sendo tratada com descaso pelo governo do estado.


ree

A Constituição Federal garante o acesso à educação como um direito de todos e dever do Estado. Mas que tipo de educação está sendo oferecida à juventude fluminense quando falta água nas escolas, os tetos estão caindo nas nossas cabeças, operações policiais atrapalham o curso das aulas e assassinam nossos amigos e quando professores são obrigados a dar aula em três turnos por baixos salários e más condições de trabalho?

Além disso, os cortes orçamentários na educação federal e o abandono da rede estadual agravam ainda mais esse cenário. Em muitas regiões do estado, a evasão escolar cresce porque os estudantes não veem sentido em continuar num ambiente sem estrutura, sem apoio psicológico, sem segurança para ter aulas que não fazem sentido na nossa formação e nos afastam do sonho de cursar a universidade pública, com o Novo Ensino Médio.


ree

Por isso, a Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro convoca todos os estudantes e seus grêmios estudantis à construção do 10° Congresso da AERJ, no dia 6 de setembro, que será um espaço para debater o futura da luta em defesa da escola que nós queremos, com orçamento, grêmios livres, reformas estruturais, mais lazer e cultura e, principalmente, uma educação democrática e de qualidade. 


 
 
 

Comentários


Desde 2002 ninguém segura a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page